Falta de ferro


Identificar e corrigir falta de ferro

Falta de ferro é um dos sintomas de deficiência de nutrientes mais comum no mundo e é a maior causa para a anemia. Se descobrir que tem esta carência, pode combatê-la com uma dieta apropriada para tal e com suplementos de ferro.

O sangue sabe a ferro. Qualquer pessoa que tenha feito um golpe no dedo e lambido o sangue sabe disso. O sabor metálico não é nenhuma coincidência: a hemoglobina, o pigmento vermelho do sangue, consiste principalmente em ferro. O ferro tem um papel importante na formação do sangue e no transporte de oxigénio através do sangue. Se não há ferro suficiente no corpo, isso pode levar à anemia, a chamada anemia de falta de ferro.

Neste artigo irá aprender como obter ferro suficiente pela sua dieta - até mesmo se for vegetariano ou vegan. Irá também descobrir o que é que causa a falta de ferro, como é que essa falta é manifestada e como determiná-la, bem como se faz sentido tomar suplementos de ferro e também não apenas assumir que pode ter falta de ferro.

Ferro e falta de ferro

O ferro faz parte do grupo dos oligoelementos essenciais. Oligoelementos essenciais não conseguem ser produzidos pelo corpo. Temos que absorvê-los através de comida.

O corpo humano contêm uma média de quatro a cinco gramas de ferro. O ferro existe em formas diferentes. Vinte e cinco por cento são ferros de armazenamento como por exemplo ferritina, que o corpo usa para armazenar ferro no fígado e na medula óssea, entre outras coisas. Três por cento estão contidos na proteína de transporte transferrina, que é usada para transportar ferro através do sangue. A maior parte do ferro no corpo está ligada ao pigmento vermelho do sangue, hemoglobina1.

Porque é que as pessoas precisam de ferro?

Todas as células do nosso corpo precisam de ferro. O ferro ajuda no transporte de oxigénio e na formação de sangue. Sem ferro, menos vermelha a hemoglobina de pigmento sanguíneo é produzida. A hemoglobina transporta oxigénio inalado dos pulmões para todo o corpo. As células precisam de oxigénio para cumprir com os seus processos metabólicos. É assim que o ferro nos fornece energia. O oligoelemento também transporta dióxido de carbono de volta aos pulmões e oxigénio para as células musculares1.

O ferro também fortalece a pele, o cabelo e as unhas, está associado ao sistema imunitário e ao progresso calmo e estável de uma gravidez2–4.

O que acontece em caso de falta de ferro?

Falta de ferro é um dos mais comuns sintomas de falta de nutrientes no mundo. De acordo com o Estudo de Consumo Nacional (National Consumption Study), 14 por cento dos homens e 58 por cento das mulheres na Alemanha não satisfazem a sua dose diária de ferro necessária. Isto pode levar a anemia de falta de ferro. Esta forma de anemiaestá normamelmente acompanhada de sintomas bem distintos como por exemplo palidez, uma sensação de fraqueza e perda de cabelo. Cidadãos idosos, mulheres grávidas, vegans e vegetarianos bem como pessoas com patologias gastrointestinais têm um maior risco, de ter falta de ferro5,6.

Daily iron requirements for women

Qual é a dose diária de ferro necessária?

A quantidade de ferro de que necessita vai depender do seu género e idade. De acordo com as recomendações da Sociedade de Nutrição Alemã (SNA),homens devem consumir dez miligramas de ferro por dia e mulheres 15 miligramas. As mulheres necessitam de mais ferro por causa da menstruação - também perdendo ferro juntamente com o sangue.

Mulheres grávidas são as que têm uma necessidade mais alta de ferro com 30 miligramas e mulheres que estão a amamentar precisam de 20 miligramas por dia. Começando pela menopausa as mulheres, normalmente, já não têm uma necessidade de ferro tão alta7.

Dose recomendada

Ferro em mg/dia

m

w

Crianças (1 aos 10 anos)

8

10

Crianças (10 aos 19 anos)

12

15

Adultos (19 aos 50 anos)

10

15

Adultos com 51 anos ou mais

10

10

Mulheres grávidas

30

Mulheres que estão a amamentar

20

Fonte: https://www.dge.de/wissenschaft/referenzwerte/eisen/

O Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos tem recomendações parecidas. Também aconselham a vegetarianos, a multiplicarem a dose recomendada por 1.88.

Grupos de risco: Quem tem maior risco de ter falta de ferro?

O fornecimento de ferro nos países ocidentais é, regra geral, bom. Contudo, algumas pessoas são suscetíveis a terem falta de ferro5,9 por variadas razões. Estas incluem os seguintes grupos de risco10–12:

  • Mulheres grávidas e mães a amamentar têm uma necessidade maior de ferro - inicialmente mais sangue é necessário para a criança que está para nascer e, depois para leite materno.
  • Nalguns casos, idosos podem sofrer de falta de apetite e com problemas ao mastigar e como resultado não consumir nutrientes suficientes.
  • Vegetarianos e vegans consomem menos ou nenhum ferro de comida animal, que é bastante bem absorvido pelo corpo.
  • Os intestinos de pessoas com doenças gastrointestinais crónicas muitas vezes não absorvem bem o ferro.
  • Atletas profissionais têm uma maior necessidade de ferro e muitas vezes têm uma dieta baixa em ferro.

Se pertence a um dos grupos de risco, vale a pena verificar a sua dose de ferro regularmente com um teste de ferro. No entanto, não deve tomar nenhum suplemento de ferro sem um teste de laboratório prévio. Senão corre o risco de excesso de ferro e de hemocromatose.

Sintomas de falta de ferro

Se não tem uma quantidade de ferro suficiente no seu corpo, o oligoelemento não consegue cumprir com a sua função mais importante tão bem como devia: fornecer oxigénio às células. Células que não recebam oxigénio suficiente produzem menos energia e as suas funções ficam limitadas.

Isto aplica-se ao cérebro, entre outros: Se o cérebro não receber oxigénio suficiente, pode originar em problemas de concentração e fatiga. Os sintomas adicionais de falta de ferro são1,5:

  • perda de cabelo, unhas quebradiças, pele seca nos cantos da boca
  • fraqueza, desempenho reduzido, dores de cabeça
  • anemia (anemia de falta de ferro)

Falta de ferro e perda de cabelo

Um dos resultados possíveis de falta de ferro é perda de cabelo. O ferro tem um papel decisivo na formação de sangue- e o cabelo necessita de bastante sangue. Se a formação de sangue no corpo não está a correr como deve ser, o corpo vai primeiro reduzir o fluxo de sangue das partes do corpo que não são essenciais à sobrevivência - e isso inclui o cabelo. Se o cabelo deixa de receber sangue suficiente, começa a cair como resultado2.

Descobertas científicas

A boa notícia é que é capaz de parar a queda de cabelo ao tomar os suplementos de ferro certos para quem perde cabelo por causa desta deficiência. Um estudo levado a cabo em 2002, por exemplo, mostrou que os participantes aumentaram os seus níveis de ferro (nível de ferritina) de 33 para 89 miligramas por litro em média em seis meses. Ao mesmo tempo, a sua perda de cabelo foi reduzida em 39 por cento13.

Can iron stop hair loss?

Causas para a falta de ferro

É fácil ver quando há falta de ferro: O seu corpo consome mais ferro do que recebe, os aramazéns de ferro estão vazios10. As possíveis causas são perda de sangue, uma dieta baixa em ferro, uma necessidade que foi aumentada duante a gravidez ou desportos competitivos por exemplo.

Anemia de falta de ferro: Falta de ferro é a causa mais comum para anemia. É responsável para 50 por cento dos casos de anemia. Com anemia, a hemoglobina de pigmento sanguíneo não é produzida em quantidades suficientes. Por esta razão, o sangue só consegue transportar oxigénio pelo corpo até um certo limite14.

Perda de sangue

Sempre que perde sangue,, Isto é verdade para ferimentos, menstruação, doações de sangue, diálise e hemorragia interna. Hemorragia interna pode ser causada por tumores intestinais e outras doenças gastrointestinais 15.

Consumo de ferro reduzido

Uma das razões para haver falta de ferro pode ser simplesmente que não consome ferro suficiente na sua dieta. Isto pode ser o caso, por exemplo para pessoas que estão numa dieta estritamente vegetariana ou vegan, que sofrem de anorexia ou de parasitas intestinais.

Contudo, também há doenças, que fazem com que menos ferro entre no sangue dos intestinos. Estudos mostraram que cerca de dois terços de pessoas com uma doença crónica de inflamação dos intestinos como por exemplo a doença de Crohn desenvolvem anemia de falta de ferro. A doença celíaca pode também levar a falta de ferro 16–18.

Falta de ferro durante a gravidez

Mulheres grávidas precisam de mais fornecimento de ferro para o útero, a placenta e para o embrião com sangue e oxigénio - especialmente no final da gravidez19. O corpo de uma mulher grávida deve produzir 30 a 40 por cento mais sangue. Portanto, a dose diária necessária duplica de 15 miligramas para 30 miligramas por dia 20. Estudos mostraram como 30 por cento de grávidas na Europa desenvolvem anemia de falta de ferro devido à alta necessidade de ferro15.

Cientistas ainda estão a discutir que efeitos a falta de ferro pode ter na criança. Alguns estudos sugerem que anemia aumenta o risco de doença na mãe e na criança e torna nascimentos prematuros e abortos mais prováveis de acontecer20. Noutros estudos, crianças cujas mães tomaram suplementos de ferro durante a gravidez, nasceram mais saudáveis.11,21.

Falta de ferro em atletas de competição

Estudos mostram que atletas de competição e pessoas que se esmeram num hobby de desporto têm uma maior necessidade de ferro, especialmente durante desportos de resistência. Há várias teorias sobre o porquê de atletas precisaram de mais ferro: desede a alta produção de sangue e suor até às pequenas hemorragias nos vasos sanguíneos dos pés. De acordo com uma teoria, desporto de competição promove a libertação da proteína hepcidina do fígado, que bloqueia a absorção de ferro nos intestinos. Adicionalmente, atletas de resistência, comem frequentemente uma dieta rica em carbo-hidratos e baixa em carne, portanto baixa em ferro22.

Importante saber: A falta de ferro é particularmente restritiva para atletas porque reduz o seu desempenho físico. O ferro garante que oxigénio e nutrientes cheguem aos músculos. Se esta função for limitada, pode levar a desempenho reduzido e cãibras musculares23.

Fazer testes para ver se tem falta de ferro

Pode se detetar falta de ferro ao fazer uma análise ao sangue. Há vários valores que um laboratório pode determinar. Por exemplo, a hemoglobina mostra quanto ferro está a circular no sangue no momento da análise.

Os médicos muitas vezes apontam para ferritina, a forma de armazenamento do ferro. No laboratório, a quantidade de ferritina num mililitro é registada. Isso mostra o fornecimento de ferro geral. Contudo, em pessoas com doenças de fígado crónicas ou com reações inflamatórias no corpo, os níveis de ferritina podem ser elevados sem haver uma falta de ferro. Nesses casos, os médicos recolhem mais valores de sangue para terem completa certeza24.

Teste de ferritina cerascreen®

O teste de ferritina cerascreen® é uma análise ao sangue para verificar a ferritina, o armazém de ferro. Pode fazer este teste em casa usando o nosso kit de teste. Simplesmente tire uma pequena quantidade de sangue da ponta do seu dedo e enviei a amostra para o nosso laboratório onde o valor de ferritina é determinado. O seu relatório de resultados, irá indicar se os seus níveis de ferritina estão num campo de valores normal.

Tratar a falta de ferro: Nutrição

Vegetarien meals that supply you with iron

Os seus valores de ferro estão baixos? Uma mudança na dieta é muitas vezes a solução. Se isso não for suficiente ou se há uma falta de ferro severa ou uma doença associada a essa carência, suplementos de ferro podem ser úteis.

Que alimentos contêm ferro?

Ferro é encontrado em produtos animais - arenques salgados, fígado de porco e vaca e ovos de galinha são particularmente ricos em ferro.

Dentro dos alimentos à base de plantas legumes e produtos de cereais integrais em particular contêm muito ferro, mas também canterelos, espinafres e beterraba. Ferro é encontrado em alguns tipos de fruta, incluindo caqui, côco, amoras e damascos secos.

The following foods are richest in iron25:

Alimentos

Conteúdo de ferro (miligramas por 100 gramas)

Arenques salgados

20,0

Fígado de porco

18,0

Amaranto

9,0

Quinoa

8,0

Lentilhas

8,0

Gemas de ovo

7,2

Fígado de vaca

6,9

Sorgo

6,9

Soja

6,6

Cantarelos

6,5

Feijão branco

6,2

Aveia

5,4

Ervilhas

5,0

Para aqueles que adoram doces: 25 gramas de chocolate não permitem apenas que o seu corpo liberte hormonas de felicidade, como também lhe fornece três miligramas de ferro25!

Porque é que o ferro de produtos animais é melhor do que o ferro de produtos vegetais?

O ferro de alimentos de origem animal têm uma maior biodisponibilidade. Isto quer dizer que o seu corpo pode fazer melhor uso deste ferro. Alimentos de origem animal, especialmente carne de vaca e porco, contêm o chamado ferro haem, que o intestino delgado consegue absorver diretamente da corrente sanguínea. Por outro lado, ferro de alimentos de origem vegetal tem de ser convertido no intestino primeiro. Uma grande parte do ferro é perdida neste processo: Enquanto que o corpo absorve até 20 por cento de ferro animal, apenas consegue absorver 5 por cento5 do ferro de alimentos à base de plantas.

Porque é que vitamina C é importante para o fornecimeno de ferro?

Pode facilitar a tarefa de absorver ferro ao seu corpo. Neste caso, é também possível fornecer a si próprio com o oligoelemento através de uma dieta vegetariana ou vegan. A solução é Vitamina C. Esta vitamina promove a absorção de ferro no intestino. Um copo de Sumo de laranja Vai ajudá-lo a fazer um melhor uso do ferro proveniente do seu pão de cereais integrais ou aveia. Outra opção: Faça um batido verde com fruta fresca e espinafres ou couve ricos em ferro.

Importante saber: Quer melhorar o seu consumo de ferro com vitamina C? Estas bombas de vitamina C podem ajudar: brócolos, couve, couves de bruxelas, ervas aromáticas (salsa, agrião, funcho), pimentos, espinafres, rosa mosqueta, morangos, laranjas, groselha preta.

Sumos de frutos vermelhos , como por exemplo sumo de tomate, toranja e ameixa que são também uma ótima fonte de ferro. Nas farmácias e lojas de alimentos saudáveis pode muitas vezes comprar sumos especiais, que contêm muito ferro para cobrir a necessidade da sua dose diária. A melhor coisa a fazer com estas bebidas é certificar-se que elas contêm vitamina C para ajudar a absorção de ferro e que não tenham sido adicionados nenhuns açúcares desnecessários25.

O que impede a absorção de ferro?

Enquanto que vitamina C melhora a absorção de ferro, outros componentes dos alimentos causam o efeito contrário. Os chamados anti-nutrientes incluem1,5,26:

  • Laticínios: Sais de cálcio em laticínios
  • Produtos de cereais integrais : Lignina e fitatos em produtos de cereais integrais
  • Ácido oxálico em espinafre, beterraba, ruibarbo e cacau
  • Fosfato em Coca-Cola
  • Polifenol em café e chá

Não deve beber chá, café e leite juntamente com as suas refeições - ou então corre o risco de destruir o ferro na sua refeição. Para os cereais pode usar iogurte em vez de leite ou alternativas vegetais como a soja ou bebidas de arroz ou aveia.

Produtos de cereais integrais e espinafres são também uma boa fonte de ferro mas reduzem também a sua absorção. Contudo, pode contrariar isto facilmente: Absorva os produtos de cereais integrais e os legumes em água e leve e cozinhe durante bastante tempo os espinafres. Isto remove a maior parte dos anti-nutrientes1.

Importante saber: Aspirina reduz a absorção de ferro. Tal deve-se ao ingrediente salicilato.

Resumindo: Pode tratar uma deficiência de ferro menor aguda com a dieta certa. Alimentos de origem animal contêm ferro de alta qualidade, que chega ao sangue diretamente do intestino. O intestino apenas absorve pequenas quantidades de ferro de alimentos de origem vegetal. Pode aumentar o consumo de ferro tomando vitamina C adicional. Inibidores que prejudicam a absorção podem ser muitas vezes retirados do alimento em questão ao lavá-lo, cozinhando-o e absorvendo-o em água.

Preparados de ferro

Pregnant woman taking iron supplement

Se tem falta de ferro, pode encher as suas reservas rapidamente com preparados de ferro. Estes preparados são normalmente encontrados na forma de comprimidos ou como suplementos dietéticos em pó, cápsulas ou gotas. Alguns estão disponíveis ao balcão, outros necessitam de prescrição médica ou apenas ser comprados em farmácias.

Não deve tomar suplementos de ferro com base numa suspeita. Demasiado ferro pode ser prejudicial para a sua saúde. Deve verificar o seu fornecimento de ferro antes - consultando um médico ou fazendo um teste médico em casa, por exemplo.

Quando é que deve consumir ferro?

O corpo consegue melhor absorver ferro de manhã com o estômago vazio. É recomendado tomar os suplementos de ferro meia hora a uma hora antes do pequeno-almoço. Beba um copo de sumo de laranja ou sumo de fruta ou outra bebida que contenha vitamina C. Não deve beber chá ou café durante pelo menos duas horas antes de tomar este suplemento. Alguns suplementos de ferro são medicações - neste caso, siga as instruções do pacote.

Que suplementos de ferro devo tomar - e por quanto tempo?

Se quer encher as suas reservas, deve prestar atenção à qualidade do ferro em particular. Ferro bivalente, é a melhor escolha, uma vez que é a forma que o corpo melhor consegue absorver. Um composto de ferro comum, que é também recomendado pelos médicos é Ferro-(II)-sulfato 5,24.

O tempo que tem de tomar os preparados depende do quão severa a sua falta de ferro é e do quão alta a sua necessidade for. Uma regra conhecida é que demora pelo menos 40 a 50 dias a encher as reservas empobrecidas.

Os suplementos de ferro também podem ter efeitos secundárioscomo por exemplo dores abdominais e prisão de ventre. . Se não consegue tolerar um preparado, tente tomá-lo duas horas depois de uma refeição ou mude para ferro trivalente27.

Importante saber: Preparados de ferro podem fazer com que as fezes fiquem negras - isso não motivo para alarme.

Quando é que preciso de infusões ou injeções?

Para algumas pessoas, preparados não são suficientes para encher as reservas de ferro. Nesses casos, os médicos podem verificar os seus valores e administrar injeções ou infusões com altas doses28.

As possíveis razões para que os preparados de ferro convencionais não estejam a surtir efeito são29:

  • Ointestino tem grande dificuldadeem absorver ferro.
  • A quantidade de pigmento vermelho sanguíneo deve ser rapidamente aumentada. Isto pode ser necessário, por exemplo em mulheres que estejam no terceiro trimestre da gravidez.
  • Sangramento crónico está presente, normalmente devido a doenças hereditárias como por exemplo a doença de Osler.

Excesso de ferro

Pode ser que também não seja ferro insuficiente mas antes demasiado ferro a circular no corpo. Os médicos chamam a isto hemocromatoses, a dença de retenção de ferro. Na maior parte dos casos, a genética é responsável: o corpo retém demasiado ferro 30 devido a um defeito genético. Outras causas raras incluem doenças no fígado e formação de sangue defeituosa 31. Pessoas que recebem doações de sangue várias vezes desenvolvem excesso de ferro32.

Um excesso de ferro pode causar sintomas que afetam todo o corpo, como por exemplo uma coloração bronzeada da pele. Também aumenta o risco de doenças como 30:

  • Doenças no fígado
  • Arritmias cardíacas
  • Diabetes Tipo 2
  • Impotência

Sangrias ajudam a prevenir sequelas. O médico recolhe 500 mililitros de sangue uma ou duas vezes por semana para esvaziar as reservas de ferro. Se os níveis de ferro baixarem, amostras de sangue podem ser recolhidas com menos frequência. Mas independentemete de tudo isso, o tratamento deve continuar a ser feito toda a vida 30.

Falta de ferro - Num relance

O que é ferro?

Ferro é um oligoelemento vital que a maior parte dos seres humanos ingere através de comida. O nosso corpo precisa de ferro para fazer a hemoglobina de pigmento vermelho sanguíneo e para fornecer oxigénio às células.

O que acontece em caso de haver falta de ferro?

Se há falta de ferro permamente no corpo, pode experiênciar anemia - anemia de falta de ferro. As consequências disso podem ir desde palidez, dores de cabeça e fatiga até perda de cabelo e unhas quebradiças.

Quem é afetado pela falta de ferro?

As mulheres necessitam de mais ferro do que os homens porque perdem ferro regularmente durante o período menstrual. Os grupos de risco que muitas vezes sofrem de falta de ferro são: Mulheres grávidas, mães que estejam a amamentar, idosos, recém-nascids e crianças, alcoólicos, vegetarianos, vegans, pessoas com doenças no trato gastrointestinal e atletas de competição.

Que alimentos contêm ferro?

O ferro pode ser encontrado na carne, nas miudezas e em ovos bem como em alimentos à base de plantas como cereais integrais, legumes, espinafres e couve. Contudo, o corpo humano absorve ferro de alimentos de origem animal significativamente melhor. Pode apoiar o intestino na utilização de ferro à base de plantas com vitamina C.

O que posso fazer em caso de falta de ferro?

Se houver uma pequena falta de ferro, costuma ser suficiente fazer uma mudança na sua dieta e consumir mais alimentos que contenham ferro. Se a falta de ferro for severa ou se a absorção intestinal estiver prejudicada, suplementos de ferro podem encher as reservas vazias.

Fontes